Segundo algumas informações que colhi sobre o surgimento do apelido “Dinamite”, foram dois jornalistas, Eliomário Valente e Aparício Pires do Jornal dos Sports, que deram ao Roberto esse apelido, quando o ex- jogador já se destacava na equipe dos juvenis do Vasco.
No dia 28 de novembro de 1971, o Vasco enfrentou o Inter, no estádio do Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O time cruzmaltino vencia os Gaúchos por 1 a 0. No segundo tempo, o técnico vascaíno Admildo Chirol tirou Gilson Nunes e colocou Roberto. Na primeira oportunidade com a bola o ex- centroavante driblou quatro jogadores chutando a bola no canto esquerdo, num lindo gol, sendo o seu primeiro no time profissional.
No dia seguinte o Jornal dos Sports estampava em grandes letras a manchete: "GAROTO DINAMITE-EXPLODIU!". Com isso, Roberto Dinamite passou a ser considerado por muitos como um dos maiores ídolos da história do Vasco, imortalizando a camisa 10.
Dinamite fez grandes histórias dentro dos gramados. Sua carreira profissional pelo clube teve início em 1971. Um dos seus mais importantes títulos foi a conquista do Brasileiro de 1974, onde também foi o artilheiro. Jogou pela Seleção Brasileira disputando as Copas do Mundo de 1978 e 1982. O ex-jogador e eterno ídolo vascaíno é o maior artilheiro em Campeonatos Brasileiros com 190 gols, maior artilheiro do Campeonato Carioca com 279 gols e também o maior goleador em São Januário, com 184 gols. É considerado pela IFFHS o quinto maior goleador do futebol mundial em campeonatos nacionais de primeira divisão.
Atualmente Roberto Dinamite exerce duas funções como presidentes do Vasco e deputado federal da cidade do Rio de Janeiro. O ex-centroavante admite que para exercer os dois cargos, ele precisa seguir um cronograma de remédios para garantir, pelo menos, uma boa noite de sono. Mas, segundo o mesmo, vale a pena, apesar de se dividir entre o futebol e a política.
O Vasco entra em campo na noite desta quarta-feira (13), contra o Náutico, em Recife, pela Copa do Brasil e a vitória será sem dúvida uma oportunidade do time cruzmaltino presentear o grande ídolo e presidente Roberto Dinamite.
Parabéns a Roberto Dinamite, o eterno camisa 10 do Vasco!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário