Estamos diante de um grande desafio de futuro no mundo da educação.
Acredito que a questão dos valores é um aspecto primordial de uma boa educação. Nenhum tipo de educação tem sentindo se não está envolvido com valores. São os valores que ajudam a dar sentido à vida, a formar-se como pessoa do bem, responsável e comprometida. Freqüentar a escola não significa apenas em aprender coisas para depois esquecê-las. Ir a escola deve significar oportunidades para formar-se, para desenvolver-se como pessoa, onde certamente irá crescer em todas as questões humanas (não apenas no conhecimento, mas, também, nas suas atitudes, no respeito ao próximo, no apreço por si mesmo e por quem os rodeia, na capacidade para assumir compromissos, etc.).
Sei também que a escola não pode fazer milagres, mas tampouco deve renunciar ao cumprimento de sua função formadora, independente do meio social e cultural no qual se move. Para que a educação em valores seja uma realidade, o educador terá que se organizar, didaticamente, para a instrução de valores, dentro e fora da sala de aula. Com isso, podemos dizer que o aluno aprendeu sobre os valores quando, professores e pais observarem que os alunos ou filhos não apenas apresentam melhor rendimento escolar, mas diminuíram os conflitos interpessoais, estão mais abertos à socialização, assimilaram e integram valores, atitudes e normas, na prática social, de modo que os valores assimilados tenderão a acompanhá-los por toda a vida.
Assim, inserir valores no currículo escolar é ajudar os alunos a se desenvolverem como pessoas humanas, e fazer ser possível o desenvolvimento harmonioso de todas as qualidades do ser humano.
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