quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ENTÃO É NATAL...


O Natal tá chegando e com ele relembro os momentos que passei ao lado da pessoa mais importante da minha vida - MINHA MÃE. Guardo nítidas lembranças dos nossos natais juntas. Assistíamos a Missa do Galo e depois prestigiávamos uma deliciosa ceia que nós duas preparávamos sempre. Assim, eram nossas festas natalinas.
Bem, esse natal será diferente e ao mesmo tempo triste, pois minha mãezinha não estará em corpo presente (mas, em espírito sim) ao meu lado. Sentirei falta da gente rezando, pedindo amor, paz, saúde, proteção e esperança pra todo mundo, sentirei falta da comidinha maravilhosa que a senhora preparava com tanto carinho e sentirei muitaaaaa falta do seu abraço, beijos e carinho me desejando tudo de melhor.
Desculpa... Não consigo terminar essa postagem, pois não para de rolar lágrimas de saudades.
Mãe... TE AMO ETERNAMENTE!!


FELIZ NATAL PRA TODOS!!

domingo, 6 de dezembro de 2009

COMO INSERIR VALORES NO CURRÍCULO ESCOLAR?


Estamos diante de um grande desafio de futuro no mundo da educação.

Acredito que a questão dos valores é um aspecto primordial de uma boa educação. Nenhum tipo de educação tem sentindo se não está envolvido com valores. São os valores que ajudam a dar sentido à vida, a formar-se como pessoa do bem, responsável e comprometida. Freqüentar a escola não significa apenas em aprender coisas para depois esquecê-las. Ir a escola deve significar oportunidades para formar-se, para desenvolver-se como pessoa, onde certamente irá crescer em todas as questões humanas (não apenas no conhecimento, mas, também, nas suas atitudes, no respeito ao próximo, no apreço por si mesmo e por quem os rodeia, na capacidade para assumir compromissos, etc.).
Sei também que a escola não pode fazer milagres, mas tampouco deve renunciar ao cumprimento de sua função formadora, independente do meio social e cultural no qual se move. Para que a educação em valores seja uma realidade, o educador terá que se organizar, didaticamente, para a instrução de valores, dentro e fora da sala de aula. Com isso, podemos dizer que o aluno aprendeu sobre os valores quando, professores e pais observarem que os alunos ou filhos não apenas apresentam melhor rendimento escolar, mas diminuíram os conflitos interpessoais, estão mais abertos à socialização, assimilaram e integram valores, atitudes e normas, na prática social, de modo que os valores assimilados tenderão a acompanhá-los por toda a vida.
Assim, inserir valores no currículo escolar é ajudar os alunos a se desenvolverem como pessoas humanas, e fazer ser possível o desenvolvimento harmonioso de todas as qualidades do ser humano.